Luanda - O atleta Hani Hirsi, do Djibuti, venceu, esta terça-feira, a 68ª edição da tradicional corrida pedestre de fim de ano “São Silvestre de Luanda”, disputada na capital angolana, com o tempo de 29 minutos e 36 segundos.
O corredor superou na concorrência o seu compatriota Moumin Boughepop, que cronometrou 29 minutos e 41 segundos e o queniano Vicent Ntabo (29:45).
Na classe feminina, o triunfo foi da queniana Valentine Jepkoech, com o tempo de 34:17, seguida pelas angolanas Adelaide Machado (37:10) e Regina Rebeca (37:37), ambas do Interclube.
Os fundistas vencedores destronam os namibianos Daniel Paulus e Helalia Johannes, respectivamente em masculino e feminino, vencedores da competição anterior, ausentes nesta edição por razões pessoais.
Os triunfantes, em ambos os sexos, foram premiados com três mil dólares americanos cada pela organização do evento, enquadrado nas festividades dos 50 anos da Independência de Angola, que se assinala no dia 11 de Novembro de 2025.
A prova, de 10 quilómetros, partiu do Largo da Mutamba, passando pelas avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro e Ho-Chi-Minh, Alameda Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, ruas da Missão, Cirilo da Conceição, 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades, terminando no Estádio dos Coqueiros. VAB