Associação Provincial de Ciclismo aposta na massificação da modalidade

     Desporto              
  • Bengo • Sábado, 20 Julho de 2024 | 05h16
Prova de ciclismo (Arquivo)
Prova de ciclismo (Arquivo)
Mário Francisco

Caxito – A nova direcção da Associação Provincial de Ciclismo do Bengo (APCIBE) pretende, no quadriénio 2024/2028, implementar o ciclismo feminino, realizar o Grande Prémio Nambuangongo e apostar na formação de quadros.

Liderada por Jorge Capita, a associação pretende igualmente arrecadar fundos para aquisição de bicicletas, equipamentos e peças de reposição.

Em entrevista à ANGOP, o presidente da APCIBE, Jorge Capita, explicou que para concretizar esse desiderato, pretende levar a disciplina de BTT (bicicletas todo terreno) aos municípios.

“É uma disciplina do ciclismo que é menos dispendiosa e acreditamos que se apostarmos nela vamos com mais facilidade estender a modalidade em todos os municípios da província ”, referiu.

Sem adiantar dados, informou  que a  associação tem um projecto em curso e vai procurar captar recursos para criar núcleos municipais em BTT.

Quanto ao ciclismo de estrada, o dirigente desportivo disse que continua a ser também  uma aposta, pois a direcção trabalha no sentido de solucionar a principal dificuldade dos clubes que é a falta de bicicletas.

O novo corpo directivo da APCIBE tem como Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Manuel Fernando, vice-presidente, Arlindo João Paulo e Antanagilda Pinto Calima, secretária.

Jorge Adão Capita é o presidente de direcção, assessorado por dois vice-presidentes, Antónia da Conceição Sebastião de Brito e Pedro Sebastião Gonga. CJ/IF





+