Karaté abre jornadas de formação técnica na Huíla

     Desporto           
  • Huíla     Terça, 27 Fevereiro De 2024    17h23  
Prática do Karaté, na Huíla
Prática do Karaté, na Huíla
Amélia Oliveira - ANGOP

Matala – A Associação Provincial de Karaté Dó Tradicional Inter-estilos da Huíla abriu as suas primeiras jornadas de formação técnica e associativismo desportivo, no município da Matala, beneficiando pelo menos 60 praticantes de diversos escalões.

A associação proclamada em Janeiro último abriu as jornadas de capacitação há uma semana e prevê estendê-las até Março, para beneficiar mais de 200 pessoas ligadas ao desporto.

Em declarações à ANGOP hoje, terça-feira, a propósito, o director técnico da associação, Nzevuna André Fidel, afirmou que a sessão piloto congregou três escolas de Karaté e visou debater a problemática desportiva, capacitação técnica e delineou estratégias para a promoção da irmandade e prática do associativismo desportista.

Referiu que durante a formação a Associação deu abertura de adesão ao Karaté-Dó Tradicional, por terem um equilíbrio e dentre as três escolas, sendo que duas manifestaram o interesse em fazer a transição.

Afirmou que as jornadas de formação  destinam-se  a todos  praticantes  de artes marciais em particular do Karaté Dó, atletas, treinadores, dirigentes desportivos  e posteriormente vai ser abrangente aos professores de educação física e outros agentes desportivos.

Destacou que actualmente há a necessidade de aprimorar o conhecimento desportivo e apesar das dificuldades que se impõe, o futuro reserva muitas oportunidades e todo desportista deverá estar preparado para responder adequadamente aos desafios correntes.

Dada a realidade da falta de meios, Nzevuna André Fidel, ressaltou estarem a pensar em promover a segunda jornada nos municípios da Humpata ou da Chibia, sendo que a terceira vai ser interna, para agentes desportivos, no Lubango, uma tarefa que conta com três formadores.

A Associação Provincial de Karaté Dó Tradicional Inter-estilos da Huíla controla mais de cem praticantes, distribuídos em quatro clubes. EM/MS





+