Uíge – A Associação Provincial de Xadrez (APX) do Uíge entregou, neste sábado, material desportivo à Escola Macovi Sport Clube local, no âmbito do projecto de massificação da modalidade na província.
Trata-se de cinco jogos, um tabuleiro mural, dois manuais de xadrez, duas mesas, seis cadeiras e três relógios electrónicos.
Na ocasião, o presidente da APX do Uíge, Hamilton Cardoso, disse que a entrega visou melhorar as condições de treinamento dos xadrezistas da Escola Macovi Sport Clube do Uíge.
Para ele, o grande desafio do organismo que dirige passa por disponibilizar condições favoráveis aos atletas locais que se preparam para a defesa do título de campeão nacional em juvenis, conquistado em 2022, na cidade do Uíge.
Adiantou que, neste ano, a província do Bié será o palco do nacional da categoria.
Por sua vez, o responsável da escola Macovi Sport Clube do Uíge, Narciso Berlindo, enalteceu o gesto da APX em apostar no desenvolvimento mental das crianças, jovens e adultos.
A Escola Macovi Sport Clube do Uíge, localizada no bairro Candombe-velho, arredores da cidade do Uíge, controla 56 xadrezistas dos 7 aos 16 anos de idade, em ambos os géneros.