Huambo – O presidente da Associação Provincial de Andebol no Huambo, Orlando Yambissa, reafirmou, este sábado, a aposta na formação desportiva e humana dos treinadores, atletas, árbitros e clubes, para manter activa a modalidade na região.
Ao intervir na abertura do Campeonato Provincial unificado de andebol em juvenis, juniores e seniores, que decorre no pavilhão gimnodesportivo na parte Baixa da cidade do Huambo, disse ser importante que os praticantes sirvam, também, a sociedade em outras vertentes desportiva e não só.
De forma particular aos treinadores, considerou crucial sanarem as debilidades técnicas e pedagógicas existentes ao trabalharem os jogadores, sobretudo, as crianças, para um futuro melhor do desporto.
Sem precisar números, informou que vão aumentar a massa de praticantes, o volume de jogos aos atletas e potenciá-los, cada vez mais, para que, no final do torneio, representem bem a província nas provas regionais e nacionais.
Ao falar sobre a competição, Orlando Yambissa destacou o empenho abnegado dos clubes, árbitros e atletas, que têm aplicado princípios salutares de solidariedade e de camaradagem, para o engrandecimento da modalidade na província.
Deu a conhecer que o Campeonato Provincial unificado de andebol conta com cinco clubes, nomeadamente o Escolinha de Andebol do São João, ISP-Caála, Petro do Huambo, Desportivo Chapeseca e o 4 de Junho, nas classes de juvenis, juniores e seniores.
A equipa Escolinha de Andebol do São João é a campeã provincial em sénior masculino da edição passada, enquanto o Desportivo Chapeseca é o detentor do título em feminino.
A Associação controla 200 atletas nos escalões de iniciados, juvenis, júnior e sénior, pertencentes em cinco clubes. ZZN/JSV/ALH