Lendas da natação homenageadas domingo em gala inédita

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 04 Maio De 2024    22h06  
Nádia Cruz, equipada no pódio para receber a medalha de prata no Africano
Nádia Cruz, equipada no pódio para receber a medalha de prata no Africano
José Donga

Luanda - Pelo menos 100 personalidades que contribuíram directa e indirectamente para o desenvolvimento da natação serão homenageadas domingo (5) pela Federação Angolana de Natação (FAN), numa acção ímpar desde a constituição do órgão reitor, em 1979.

 O acto, que acontece após a disputa do Campeonato Africano de natação pura (piscina) e águas abertas (mar), decorrerá a partir das 16 horas no edifício Kilamba, em reconhecimento pelo trabalho e dedicação em prol do desenvolvimento da modalidade dentro e fora do  país.

O acto de reconhecimento, a ser promovido pela FAN, liderada por Joaquim Santos (2020-24), terá como alvo figuras históricas das mais diversas áreas como dirigentes, atletas, ex-atletas, árbitros, entre outras figuras emblemáticas nunca antes reconhecidas pela FAN ao longo da sua existência.

Para o efeito, foi criada uma comissão autónoma à federação que elegeu as personalidades a serem homenageadas, numa lista ainda mantida em segredo pela organização.

No entanto, a ANGOP constatou que estão no país algum antigos praticantes, eventualmente merecedores de tal distinção, como, por exemplo, João Matias, proveniente de Londres, Nuno Rola e Pedro Pinotes, de Portugal.  

Uma das figuras incontornáveis da natação angolana é Nádia Cruz, atleta com  mais medalhas conquistadas em provas individuais do Campeonato Africano absoluto.

Na altura com 23 anos de idade, a ex-internacional, que completa 48 anos de idade em Julho próximo, fez um “hat-trick” de medalhas no Africano de 1998, em Nairobi, no Quénia, sendo duas de prata, nos 100 e 200m bruços, e uma de bronze, nos 200m estilos.

Especialista em bruços, Nádia Cruz é historicamente conhecida como a atleta angolana mais nova (13 anos) a integrar uma delegação angolana para participar nos Jogos Olímpicos, ao ser seleccionada na edição de 1988, em Seul.

JAD/MC


 





+