Luena - Um projecto denominado “Xadrez nas Comunidades", como uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento cognitivo das crianças, foi hoje lançando no Luena, capital da província do Moxico.
Nesta fase inicial, o projecto atenderá 72 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos nos municípios do Moxico (46) e Cameia (26), durante um ano, podendo ser renovável.
A implementação do projecto resulta de um protocolo de cooperação entre o Fundo de Apoio Social (FAS), o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos (GPC-TJD) e a Associação Provincial de Xadrez do Moxico (APX-Mx).
A metodologia do projecto combina o ensino básico de xadrez com actividades lúdicas e interativas, desenvolvendo habilidades como raciocínio lógico, concentração, planeamento estratégico e resolução de problemas.
A iniciativa está estruturada em duas fases: uma introdutória, com fundamentos do desporto-ciência, e outra mais avançada, com treinamentos no Centro de Excelência da APX-Mx, sendo que, os alunos com melhor desempenho serão incentivados a participar de competições internas e nacionais.
O FAS assegurou o fornecimento de materiais essenciais como tabuleiros, relógios de xadrez e diagramas didáticos, além de viabilizar a formação de instrutores e oferecer apoio logístico, que permitirá a expansão do alcance do projecto e a capacitação das comunidades para que mantenham a prática do xadrez de forma autônoma.YD