Apuramento “inédito” marca semana desportiva

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 22 Setembro de 2024 | 19h25
Desportivo da Lunda Sul
Desportivo da Lunda Sul
Domingos Cardoso -ANGOP

Luanda – O apuramento inédito das equipas do Desportivo da Lunda Sul e Bravos do Maquis para a fase de grupos da Taça da Confederação, bem como o regresso do Sagrada Esperança a Liga dos Campeões três anos depois, marcaram a semana desportiva no país.

Contra todas as expectativas as três equipas do leste do país conseguiram o apuramento, tendo deixado de fora o campeão em título Petro de Luanda que nos últimos cinco anos, foi regular na fase de grupos da maior prova de clubes do continente.

A formação da cidade de Saurimo, garantiu a inédita qualificação sábado na África do Sul, mesmo perdendo diante do Shekuklune por 2-1, angolanos que na primeira “ mão” triunfaram por 1-0.

O Bravos do Maquis do Moxico conseguiu hoje, após triunfar por 2-1, em Lumbumbashi o Saint –Èloi Lupopo da RDC maquisardes que foram para o reduto contrario com uma vantagem mínima de 1-0.

O Sagrada Esperança teve um apuramento mais tranquilo ao decidir a chegada a fase de grupo da Liga, ao derrotar hoje no estádio 11 de Novembro o Enugu Rangers da Nigeria por 3-1, diamantíferos que traziam a desvantagem de 1-0.

Não menos importante foi a eliminação do Petro de Luanda diante do AS Maniema da RDC, com quem empatou a zero no estádio 11 de Novembro, depois da derrota de 2-1 em solo congolês. A equipa orientada pelo estreante técnico Ricardo Chéu, que fez o primeiro jogo oficial na cidade de Luanda, ele rende no cargo o seu compatriota Alexandre Santos.

A nível do hóquei em patins no Campeonato do Mundo que decorreu em Novara (Itália) Angola, ficou em sexto lugar, classificação que volta a  repetir depois de 2022 na Argentina.  A competição foi ganha pela Espanha que venceu na final a Aregentina por 2-1.

Já no Futsal a selecção nacional perdeu os três jogos no Campeonato do Mundo, que decorre no Uzbequistão angolanos que em três jogos efectuados obtiveram igual número de derrotas tendo sido eliminados de forma prematura da competição.

Angola perdeu na estreia por 4-6, diante do Afeganistão, 2-7 com a Ucrânia e na despedida sábado, perdeu por 9-5 ante a Argentina. 

Os sete dias da semana ficam ainda marcados pela realização do sorteio do campeonato africano de andebol sénior feminino,    que vai decorrer em Kinshasa (RDC), de 27 de Novembro a 7 de Dezembro onde as angolanas estão no mesmo grupo que as anfitriãs.

Num grupo do qual fazem parte ainda a Tunísia, Guiné, Camarões e Uganda. WR





Notícias de Interesse

Assembleia Geral da ONU aprova Pacto para o Futuro

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 17h47

Ciclistas angolanos pedalam em prol do ambiente

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 17h36

Enfermeiras detidas por desvio de fármacos no Cunene

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h41

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+