Apuramento do futebol amputado ao Mundial no destaque

     Desporto              
  • Luanda • Segunda, 27 Maio de 2024 | 13h47
1 / 2
Selecção Nacional de Angola para o Futebol Adaptado
Selecção Nacional de Angola para o Futebol Adaptado
DR
2 / 2
Atletas de basquetebol do Petro em acção ofensiva (Arquivo)
Atletas de basquetebol do Petro em acção ofensiva (Arquivo)
Osvaldo Malamba-ANGOP

Luanda - O apuramento da Selecção Nacional de futebol amputado para o Campeonato do Mundo de 2026, a derrota do Petro de Luanda pelo Monastir da Tunísia, por 67-70, no jogo dos quartos-de-final da 4ª edição da Liga Africana de Basquetebol (BAL), em Kigali, no Rwanda, marcam a semana desportiva no país.   

No futebol, com golo de Jesus Morais, Angola garantiu o passe, ao vencer a Tanzânia, por 1-0, em jogo disputado no Estádio Petro Sport, assegurando o sexto lugar da VII edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorreu no Cairo, Egipto.

Quanto ao basquetebol, apesar do resultado negativo, no Pavilhão Arena BK, em Kigali, o campeão angolano vai decidir o apuramento para as meias-finais, segunda-feira, diante do AS Douanes.

A nível interno, a equipa do Petro de Luanda conquistou o 45º Campeonato Nacional de andebol sénior feminino, ao vencer o 1º de Agosto, por 24 -23, no jogo da final, disputado no Pavilhão Acácias Rubras, em Benguela.

Desta forma, as “petrolíferas” destronam as “militares”, enquanto que o Maculusso classificou-se na terceira posição, ao vencer a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, por 33-31.

Na principal prova do futebol, realce ao empate nulo do líder Petro de Luanda (1º/61pontos), diante do Desportivo da Huila (8º/37), bem como do Sagrada Esperança (2º/57) perante o Wiliete de Benguela (5º/40), por 1-1, no jogo da 28ª jornada do Campeonato Nacional da primeira divisão (Girabola2023/24).   

Ainda da modalidade, a convocatória da Selecção Nacional, com duas novidades, para a “operação” Mundial2026, nos Estados Unidos da América, Canadá e México, divulgada, em Luanda, pelo treinador Pedro Gonçalves.    

Trata-se dos avançados Manuel Benson, do Burnley da Inglaterra, e Randy Nteka do Royo Vellecano de Espanha, visando o duplo compromisso com Eswatine e Camarões, no dia 7 e 11 de Junho, para o apuramento ao Mundial de 2026.

Além dos 24 jogadores, também foi divulgada outra equipa angolana, para disputar o Torneio da Casofa, em Junho, na África do Sul.  

Nos sete dias, os restos mortais do antigo futebolista Domingos Inguila, falecido, na capital do país, por doença, aos 78 anos, foram a enterrar, no cemitério do Altos das Cruzes, em Luanda, em que o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, destacou as qualidades do malogrado.

Várias personalidades ligadas ao desporto, cultura e não só, marcaram presença no último adeus a uma das figuras emblemáticas do futebol nacional.

Ainda da semana, o titular da pasta, Rui Falcão, manifestou a pretensão de proporcionar as melhores oportunidades aos jovens para desenvolverem o seu talento, perseguirem os sonhos e alcançarem o sucesso desportivo. A intenção foi expressa no dia 25, na comunicação feita por ocasião da comemoração do Dia de África.

O dirigente caracterizou a África como “um continente jovem e cheio de vida”, no qual os jovens são a “força motriz e impulsionam o continente para frente”.

O 25 de Maio é considerado o Dia de África, porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objectivo de defender e emancipar o continente. VAB       

 





+