Viana - O antigo recordista paralímpico, José Sayovo, será o principal rosto da 3ª edição da corrida pedestre ''São Silvestre de Viana'', agendada para o dia 17 de Dezembro.
O facto foi anunciado nesta terça-feira, em conferência de imprensa, pela organização de evento, que terá igualmente como madrinhas as antigas praticantes de atletismo nacional, nomeadamente, Gertrudes de Sepúlveda e Guilhermina Cruz.
A prova, com o percurso de 10 quilómetros, partirá nas instalações da Zona Económica Especial (ZEE) e terminará na administração Municipal.
De acordo com coordenador da competição pedestre, Landu Anacleto, as inscrições iniciam na próxima quinta-feira (24) e encerram a 14 de Dezembro.
O premio global, segundo a organização, está avaliado em 6 milhões de Kwanzas, que será atribuído até ao sexto classificado em todas as categorias e classes.
Os vencedores da prova, em ambas classes, receberão 100 mil kwanzas cada, enquanto para as restantes posições terão direito a 80,70, 50, 40 e 20 mil kzs cada, respectivamente.
O evento contará igualmente com a participação de atletas paralímpicos em ambos os sexos.
Além do premio monetário, a organização garante, também, uma bolsa na escola de condução EKAPA.
A prova contará com o apoio técnico de Associação Provincial de Atletismo de Luanda.
O Tiro de largada será dado às 8 horas pelo administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda.
Os atletas serão submetidos a uma avaliação pelos serviços de saúde antes da inscrição, para além de contar com asseguramento de 600 efectivos dos órgãos de defesa e segurança, incluindo bombeiros.
A actividade está enquadrada em mais um aniversário do município de Viana, a assinalar-se a 13 de Dezembro.
A primeira edição realizada em 2019 contou com a participação de 650 atletas, contra 465 da segunda, em 2021.
Em 2020 a corrida não se realizou devido à Covid-19.