Luanda - Favorito ao ouro nas Olimpíadas de Paris, a decorrer de 26 deste mês a 11 de Agosto, um dos astros da selecção de basquetebol dos EUA, Stephen Curry, afirmou ter aprendido que a conquista da prova pode falhar se os planos de jogos forem ignorados.
O “Dream Team” ainda não engrenou, sendo ilustrativo disso mesmo as vitórias sofridas nos cinco jogos amistosos, com destaque para o 101-100 contra o Sudão do Sul, até então um ilustre desconhecido na elite do basquetebol mundial.
Nem mesmo as presenças de jogadores como LeBron James, Stephen Curry, Anthony Davis e Joel Embiid a selecção americana demonstra a eficácia equivalente ao nome “Dream Team”.
“O que os conjuntos possuem para vencer-nos está nas posses de bola, no cuidado com ela, fazendo muitas faltas, mas essas coisas não fazem parte do nosso jogo ofensivo”, frisou.
Mas a preocupação não é apenas por parte de Stephen Curry já que outros jogadores entendem que a equipa não funcionou como deveria na preparação para as Olimpíadas.
Anthony Edwards, por exemplo, afirmou que a equipa ainda precisa de ajustes.
Por outro lado, Anthony Davis vê a selecção sólida defensivamente, mas com muitos erros de ataque.
Assim como diante do Sudão do Sul, a selecção dos EUA teve problemas também contra a Alemanha, numa altura em que LeBron James tem assumido o protagonismo que lhe é esperado.
Amistosos preocupantes:
É facto que a selecção dos EUA terminou invicta a fase de amistosos visando Paris.
No entanto, dos cinco jogos, a equipa passou sufoco em quatro deles, sendo que o próprio técnico Steve Kerr admitiu que precisa fazer um trabalho de preparação melhor.
“Não fiz uma boa preparação para a nossa equipa”, afirmou Kerr após a vitória por 101-100 diante do Sudão do Sul.
Diante da Alemanha, os norte-americanos voltaram a ter problemas, mas Stephen Curry e LeBron James trabalharam juntos e garantiram o triunfo por 92-88.
Agora, a equipa dos EUA volta às quadras apenas na estreia das Olimpíadas de Paris, no próximo dia 28, diante da Sérvia. MC