Uíge - A Associação Provincial dos Desportos para Pessoas com Deficiência (APDPD) no Uíge felicitou hoje, quarta-feira, a eleição do angolano Leonel da Rocha Pinto à presidência da Federação Africana de Futebol para Amputados (FAAF), referente ao quadriénio 2022/2026.
Com nove votos a favor e dois contra, o sufrágio vencido por Leonel da Rocha Pinto foi realizado segunda-feira, na capital angolana, e contou com a supervisão de dois inspectores da União Africana.
A felicitação foi feita pelo vice-presidente da PDPD no Uíge, Pedro Paulo Bianda, quando falava à ANGOP a propósito da eleição de Leonel da Rocha Pinto à presidência da FAAF.
Com esta eleição, reforçou o dirigente, África e o país têm tudo para continuar a trilhar o caminho do desenvolvimento, apresentando como justificativa a vasta experiência que o novo presidente tem no dirigismo desportivo.
O também treinador de atletismo apelou ao novo organismo do desporto africano a velar pelas condições sociais dos jogadores, visto que a maioria vive em situação precária.
Como principais dificultadas dos atletas, apontou a falta de casa, alimentação condigna, entre outras condições essenciais.
Em relação à província do Uíge, disse que APDPD controla 28 Jogadores, número que poderá baixar devido à falta de massificação desta actividade na região.
A Comissão Eleitoral para a escolha do novo dirigente da FAAF foi coordenada pelo ugandês Lawrence Kitimbo, tendo como adjuntos Aruna Thullah (Serra Leoa), Celeste Tchiama (Angola) e Dawda Keita (Gâmbia).
Além de Angola, participaram no sufrágio presencial os representantes da Libéria, Rwanda, Quénia, Serra Leoa, Nigéria, Gâmbia, Tanzânia e Uganda. Os delegados do Egipto, Camarões, Marrocos, Ghana e Zanzibar participaram na votação online.
Recordar que a FAAF foi criada em 2017, pelo ghanense Richard Adasha, durante a primeira reunião realizada no Quénia.
Adasha foi eleito presidente da direção da FAAF, em 2018, durante um sufrágio realizado no seu país.
A Federação Africana de Futebol para Amputados (FAAF) passou, a partir da última segunda-feira, a designar-se Confederação Africana de Futebol para Amputados (CAAF-sigla em inglês), segundo a decisão que foi tomada durante a Assembleia-geral do organismo.