Lubango- António Mulangui, do Gloriosos Futebol Clube, venceu, no domingo, o torneio de fim-de-ano de xadrez na Huíla, ao totalizar sete pontos e meio, ao cabo de nove jornadas disputadas no sistema suíço, num ritmo rápido de 10 minutos para cada jogador.
Na segunda posição ficou Joaquim Pimentel, do Benfica do Lubango, com sete pontos, e em terceiro quedou-se Francisco José, da Ditrove, com seis pontos e meio.
O evento, organizado pela Associação Província de Xadrez da Huíla (APXH), serviu também para homenagear figuras ligadas ao desenvolvimento desta modalidade, com realce para Simão Nsimba, director da Aliança Francesa, e António Ernesto, da Veterano da modalidade.
O director da Aliança Francesa, Simão Nsimba, agradeceu a distinção feita pela APXH, pela sua participação e tudo que tem feito pelo desporto e xadrez de forma particular.
Entretanto o presidente da APXH, Braschegues Chaves, realçou ter sido um torneio bem conseguido, reuniu mais de 80 xadrezistas de todos os clubes da província e jogadores individuais dos oito aos 64 anos de idade, todos do género masculino.
APXH faz balanço positivo
Segundo Braschegues Chaves, o ano de 2024 foi de muito trabalho e grandes realizações para a APXH, onde destaca a Formação de Professores em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), para introduzir o xadrez nas escolas e comunidades de oito municípios da província .
Apontou igualmente a realização de campeonatos provinciais e torneios.
"Promovemos competições como o Campeonato Provincial por Equipas, que contou com grande adesão dos clubes e núcleos, participação no Nacional por Equipas, que colocou a Huíla no mapa do xadrez nacional.
No período em análise, procederam à entrega de kits de xadrez a municípios da província em parceria com o FAS, fomentando a prática nas comunidades. BP/PLB