Luanda - A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, que de 23 a 25 do corrente disputará a primeira Janela de apuramento ao Afrobasket`2025, em Hammamet (Tunísia), será orientada pelo angolano Aníbal Moreira.
Segundo um comunicado da Federação Angolana de Basquetebol ( FAB), tornado público na noite de terça-feira, o técnico principal, o espanhol Pep Clarós, enfrenta um momento difícil devido ao estado de saúde do seu pai.
Aníbal Moreira será coadjuvado por Miguel Lutonda, até então ambos integrantes da equipa técnica liderada por Clarós.
Na competição, Angola está enquadrada no grupo E, com a Guiné, adversária de estreia, seguindo-se as partidas com o Quénia e com a Tunísia.
Vinte nações, subdivididas em cinco grupos de quatro selecções cada, disputarão as 16 vagas para o Afrobasket`2025.
Ao serviço da selecção nacional estão os jogadores: Childe Dundão, Gerson Gonçalves"Lukeny", Elcane Paca, Aguinaldo Neto, Aboubakar Gakou, Teotónio Dó, Wilson Ambrósio, Kenneth Manuel, Macachi Brás, Cléusio Castro, Jilson Bango, João Fernandes, Eduardo Francisco.
Angola é o país com mais títulos continentais, onze no total, sendo o último conquistado em 2013, sob a orientação do angolano Paulo Macedo.
O combinado nacional, recorde-se, embarcou terça-feira para a cidade e Hammamet, onde se juntarão os atletas que evoluem fora do país.
WR/MC