Luanda – A vitória do angolano Daniel Domingos sobre o australiano Abhik Khatry, por dois sets a zero, marcou hoje (segunda-feira), em Luanda, abertura do Circuito de Júnior da Federação Internacional de Ténis (ITF, sigla em inglês), disputado nos “courts” da Academia do Kikuxi Villas Club (KVC), no Município de Viana.
Com parciais de 6-0 e 6-4, o jogador do KVC demonstrou maior capacidade competitiva em relação ao seu adversário, antes apontado como favorito, em função do desenvolvimento da modalidade no seu país.
De 15 anos de idade, Daniel Domingos, que preparou-se na Academia Felner de Portugal, obteve no princípio deste ano, o 13º lugar no Campeonato Africano, realizado na Argélia, onde em cinco partidas de singulares conseguiu três vitórias.
Ainda no primeiro dia do torneio internacional, o também angolano Roberto Matondo (Núcleo Jacquisa) venceu o moçambicano Afonso Santana, por duplo 6-0. O português Rodrigo Duarte superou o sul-africano Reuben Lerne, por 6-1-6-2.
Em femininos, a angolana Dandara Roque (Clube Bananeira de Benguela) perdeu para a portuguesa Carlota da Franca, por iguais 6-0.
O Torneio (J30), em duas fases (Leg 1 e 2), que acontece de 6 a 10 e de 13 a 17 de Novembro, reúne tenistas de Angola, África do Sul, Austrália, Botswana, França, Índia, Marrocos, Moçambique, Polónia, Portugal, República Democrática do Congo, Ucrânia e Zimbabwe.
Também designado, ITF World Tennis Tour J30 Luanda, o evento organizado pela Federação Angolana de Ténis (FAT), com jogadores das idades entre 13 aos 18 anos, procuram pontos para o ranking que lhes permite o acesso directo ao circuito da Associação de Ténis Profissional (ATP).
Este ano, o país alberga a terceira prova de cariz internacional e esta é a maior, depois das realizações do Circuito Africano de Sub-14, em Março, e o Open Kikuxi, em Agosto, com a participação de atletas da Região Austral do continente, vencido pelo angolano Chris André, residente na Alemanha. VAB