Angolanos em “peso” nos quartos-de-final do Circuito ITF  

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 07 Novembro De 2023    23h14  
1 / 2
Daniel Domingos qualifica-se para os quartos-de-final
Daniel Domingos qualifica-se para os quartos-de-final
Marcelino Camões
2 / 2
Luk Bosman, atleta da selecção júnior de ténis da África do Sul
Luk Bosman, atleta da selecção júnior de ténis da África do Sul
Marcelino Camões

Luanda – Sete jogadores angolanos qualificaram-se hoje (terça-feira), em Luanda, para os quartos-de-final do Circuito de Júnior da Federação Internacional de Ténis (ITF - sigla em inglês), em ambos os sexos, que se disputa nos “courts” da Academia do Kikuxi Villas Club (KVC), no Município de Viana.  

Trata-se dos masculinos Daniel Domingos superou, com alguma dificuldade, o sul-africano Luke Bosman, por 3-6, 6-1 e 7-6, e Roberto Matondo (Angola) impôs-se ao (cabeça de série nº1) Daniel Krige (África do Sul), por 6-4 e 6-3, sendo que na quarta-feira tentarão acesso às meias-finais.

Em femininos, Ana Lemos derrotou a portuguesa Maria Casqueiro, por dois sets a um, com parciais de 7-6 (tia-break) 6-1, Mariana Costa venceu Nina Sekonopo, do Botswana, por 6-3 e 6-4, enquanto que Mirian Tuluca, averbou falta de comparência, diante de Julie Tungamirai, do Zimbabwe,

Nos outros jogos, Justino Rodrigues despachou o moçambicano Eric Sigauque, por 3-6, 6-1 e 6-2, Juelson Paulino sobre o português Rodrigo Duarte, por 6-2, 3-6 e 6-0, ao passo que Emerson Pedro ao Figueiredo de Sousa (Moçambique), por duplo 6-1.          

Para quarta-feira, prevê-se partidas renhidas, em que as angolanas Mariana Costa e Ana Lemos defrontam as irmãs marroquinas Sofia Hadab e Camelia Hadab, bem como os nacionais Roberto Matondo e Juelson Paulino, diante do polaco Ignacy Skiba e o francês Bastien Curaudeau. Neste dia, além de sigulares, também haverá jogos de pares.              

O Torneio (J30), em duas fases (Leg 1 e 2), que acontece de 6 a 10 e de 13 a 17 de Novembro, reúne tenistas de Angola, África do Sul, Austrália, Botswana, França, Índia, Marrocos, Moçambique, Polónia, Portugal, República Democrática do Congo, Ucrânia e Zimbabwe.

Também designado, ITF World Tennis Tour J30 Luanda, o evento organizado pela Federação Angolana de Ténis (FAT), com jogadores das idades entre 13 aos 18 anos, procuram pontos para o ranking, que lhes permite o acesso directo ao circuito da Associação de Ténis Profissional (ATP).  

Este ano, o país alberga a terceira prova de cariz internacional e esta é a maior, depois das realizações do Circuito Africano de Sub-14, em Março, e o Open Kikuxi, em Agosto, com a participação de atletas da Região Austral do continente, vencido pelo angolano Chris André, residente na Alemanha. VAB   



Tags



+