Luanda – Dois angolanos lideram o Campeonato Africano de xadrez, nas categorias jovens, que decorre em Lusaka (Zâmbia), após a disputa quinta-feira da 6ª jornada no sistema suíço.
Alexandre Próspero não tem dado hipótese à concorrência, liderando em Sub-18 desde a etapa inicial, com 5 pontos, ao passo que Jemima Paulo ascendeu a primeira posição em Sub-16 feminino, com igual pontuação.
Apesar de derrotado pela primeira vez na competição, quinta-feira, no jogo da 6ª ronda, diante do tanzaniano Yakole Saveliy, o xadrezista mantém-se na primeira posição do escalão.
Esta sexta-feira, defende o posto no segundo tabuleiro, de peças brancas, diante do queniano Mcligeyo Oluka, em jogo da 7ª jornada.
Por seu lado, Jemima Paulo venceu Chloe Badenhorst, da África do Sul, alcançou o primeiro posto com os mesmos cinco pontos que a adversária da véspera, na segunda posição.
Esta sexta-feira, para a 7ª jornada, a angolana vai defender a classificação de peças negras, no primeiro tabuleiro, frente a egípcia, Alaa Saeed.
Em sentido descendente está Jaime Sonhy, que evolui na categoria de Sub-16.
O xadrezista perdeu com a Mestre Fide Kevin Michel, do Egipto (líder com 5,5 pontos) e baixou da primeira para a quarta posição (4 pts).
Hoje, joga no terceiro tabuleiro, de peças brancas, com Keagen Meise, da África do Sul.
Angola participa no Africano em quatro categorias, designadamente, em sub-18, 16,14 e 12.
A prova confere normas e títulos de mestres aos jovens. Em 2017, no Zimbabwe, Angola obteve o título de mestre Fide, por Ednásia júnior.