Luanda - Com objectivo de atingir o pódio, as selecções nacionais de lutas, em ambos os sexos, viajaram hoje (segunda-feira) para Alexandria (Egipto), visando o Campeonato Africano, a disputar-se de 14 a 19 deste mês.
Para empreitada, a equipa de Angola rumou para o Egipto, com 13 lutadores, sendo 11 masculinos e três (3) femininos, com o objectivo de melhorar as oitos medalhas da edição passada (2023), na Tunísia, das quais uma (1) de ouro, quatro (4) de prata e três (3) de bronze.
Na partida, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o chefe da caravana, o vice-presidente da Federação Angolana de Lutas e Associados (FALUTAS), António Vemba, afirmou à imprensa, que o grupo é composto por 15 atletas motivados para o objectivo definido.
Explicou que dois lutadores seleccionados se juntarão ao grupo já no Egipto, por estarem ainda a competir nos Jogos Africanos que decorrem em Accra (Ghana).
Informou que, em Alexandria, no Egipto, de 24 a 26 deste mês, o país também vai participar no torneio de qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris2024, em França, com 10 lutadores masculinos e dois (2) femininos.
Para esta segunda prova, António Vemba afirmou que tem como aposta qualificar um ou dois atletas pela primeira vez em um evento do género.
No Campeonato Africano de 2023, na Tunísia, Angola conquistou quatro (4) medalhas, com os lutadores da classe de cadetes, Joseth Mavungo (- 69 kg) (ouro) e Manuel Veta (- 66kg) (bronze), na especialidade de luta livre.
Em juniores, obtiveram medalhas por Roberto Mbayo (- 87kg) (prata) e Glória Vemba (-63 kg) (bronze), na especialidade de Greco-Romano.
Eis as selecções:
65 kg, João Zalombo (júnior), 61 kg, Miguel Vata (Júnior ), 55 kg, Tekasala Fernando (júnior ), 77 kg, Miguel Lukau (júnior ), 65 kg, Manaceu Nganda (júnior), 87 kg, Roberto MBaio (sénior), 77 kg, Francisco Kadima (sénior ), 72 kg, Emanuel MBenza (sénior), 60 kg.
Completam o grupo, Reginaldo da Silva (sénior), 55 kg, Bofenda David (sénior), 60kg, Jorge António Jorge (sénior) 63 kg, Fernando Matondo (sénior) 65 kg, Sofia Vemba (júnior), 57kg, Lassaleth Esperança (júnior) 53 kgs e Mbuka Madalena (sénior). BSV/VAB