Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Eugênio Campos vence checo no mundial para deficientes

     Desporto              
  • Luanda • Quinta, 12 Maio de 2022 | 19h00
Xadrezista angolano Eugênio Campos (à dir.)
Xadrezista angolano Eugênio Campos (à dir.)
Cedida

Luanda - O Mestre Internacional angolano (MI), Eugênio Campos, venceu hoje, quinta-feira, o Mestre FIDE (MF) da República Tcheca, Valenta Vaclav, em jogo da quarta jornada do Campeonato do Mundo de Xadrez para pessoas com deficiência, que decorre em Ashdod, Israel, até ao próximo dia 17.

Sobre o jogo, o MFcheco utilizou a abertura Orangotango, para surpreender o MI angolano. Este, por sua vez, ao invés de procurar provar a refutabilidade de uma abertura irregular, preferiu dar um tratamento normal, evitando as eventuais análises de laboratório do seu adversário.

O desenvolvimento e transição para o meio jogo foram normais. Porém, no vigésimo movimento, o MI Eugénio Campos fez um lance de peão para casa a6, que parecia ser apenas para prevenir o salto do cavalo do MF Valenta Vita Vaclar para casa b5.

No vigésimo terceiro movimento, o MI angolano deu um xeque de dama em b6, ao que o adversário para não deixar a penetração da mesma nas suas hostes, fugiu com o rei para casa g2, sem temer o bispo negro na grande diagonal.

Houve troca de peões, derivado da ruptura, e quando tudo parecia tranquilo, Eugénio Campos efectuou um sacrifício de cavalo por peão, ao que Valenta Vit Vaclav, tomou com a torre, preferindo complicar para não perder peão, e viu a sua torre pregada pelo bispo e ameaçada por um peão, sem escapatória.

O resto foi questão de técnica, o MF checo rendeu-se no lance 29.

Com a participação de 24 xadrezistas de oitos países, a prova está a ser disputada no sistema Suíço.

Com este resultado, Eugénio Campos obteve três vitórias e uma derrota.

Trata-se da segunda vez que evolui num evento do género depois da edição de 2019, em representação de África na selecção da FIDE.

Por outro lado, ainda hoje haverá o Congresso da IPCA ( International Physically Disabled Chess Association), das 21h00 até às 23h00, que deverá eleger o presidente e o secretário do congresso, o corpo directivo, presidente, secretário, 1º vice-presidente e o presidente honorário.

Será ainda apreciado, o relatório de contas 2018-2022, apresentação de candidaturas e programas e votação. Igualmente, estará em discussão os eventos da IPCA para 2023, propostas dos delegados dos países e a participação da IPCA na 44ª Olimpíada de Xadrez, em Chennai, Índia.

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+