Luanda - O pugilista angolano Pedro Gomes perdeu, hoje (segunda-feira), em Milão (Itália), para o chinês Lyu Ping, na categoria de 57 kg, em boxe do Torneio Pré-Olímpico de apuramento aos Jogos de Paris2024, em França.
Num combate de cinco rondes, o esquerdino “Pantera Negra” foi incapaz de superar o asiático, por decisão dos juízes, que atribuíram dois (2) pontos contra três (3) do adversário.
O referido resultado, muito contestado, deixou surpreso a equipa técnica e dirigente do país, no caso o presidente da Federação Angolana de Boxe (FABOXE), Simão Muanda, que lamentou os critérios utilizados.
Nas “pelejas” anteriores, o filho do antigo praticante do mesmo nome (Pedro Gomes), derrotou o canadiano Victor Tremblay, bem como Zing Liu, representante de Hong Kong.
Para atingir os Jogos Olímpicos de Paris2024, o africano teria de vencer os dois últimos desafios do evento.
A categoria dos 57 Kg está a ser disputada por 52 pugilistas, que lutam para atingir a final.
De 26 de Maio a 04 de Junho, disputa-se a segunda janela mundial de acesso aos Jogos Olímpicos de Paris, a ter lugar na cidade de Bangkok,Tailândia.
Angola esteve ausente da primeira (1ª) Janela de qualificação africana, disputada em Setembro de 2023, em Dakar, no Senegal.
O boxe angolano teve a última presença nos Jogos Olímpicos na edição de Londres, em 2012, com o pugilista Ntumba Silva, mas acabou derrotado sem competir, por falhar à pesagem.
A primeira representação angolana ocorreu nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, com os pugilistas João de Almeida, Abílio Cabral e Alberto Coelho. VAB