Luanda – O angolano Hélder de Almeida foi eleito ao cargo de secretário do ténis de mesa da Zona 5 de África, em assembleia da instituição, realizada em Gaberone, no Botswana.
Em acto decorrido, no âmbito da edição 2023 do Campeonato da Região Austral do continente, disputado de 29 de Junho a 3 deste mês, na capital swanesa, o chefe da delegação de Angola obteve confiança de representantes dos demais países.
Assim, o antigo presidente da Associação Provincial de Ténis de Mesa de Luanda (APTML), estará no centro das decisões da modalidade na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), composta por 16 Estados-membros.
Quanto à competição, a Selecção Nacional, em ambos os sexos, ocupou a segunda posição, ao perder na final, diante da África do Sul, apurando-se para o próximo Campeonato Africano, a realizar-se em Setembro, na Tunísia.
Na edição anterior, em 2022, na cidade sul-africana de Joanesburgo, o combinado angolano também terminou na segunda posição da classificação geral, com uma medalha de prata, prova ganha igualmente pela África do Sul.
Orientada pelo treinador Manuel Pimenta, chefiada pelo dirigente Hélder Almeida, fazem parte da selecção, os jogadores Elizandro André, Edvane Neto, Domingos Manuel e Luís Mudil.
Completam o grupo, Isabel Albino, Ruth Tavares, Kailane de Sousa, Eugénia Simões e Nelma Moisés. O evento contou com a presença de representantes de Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, Zâmbia, Malawi, Zimbabwe e Lesotho.
Resultados de Angola:
Por equipas masculinas e femininas - 2° classificado
Individuais femininos - Ruth Tavares, 2° classificado
Individuais masculinos - 3° classificado, Edvane Neto
Individuais paraolímpico - 2° classificado, Nelma Moisés
VAB