Luanda – O angolano Tito Martins foi eleito secretário-geral da Federação Africana de Xadrez, em Assembleia-geral do organismo, durante o Congresso da Federação Internacional da modalidade realizado à margem das Olimpíadas decorrida na Índia.
O órgão continental é liderado por Tshepiso Lopano, do Botswana.
Em declarações à ANGOP, esta sexta-feira, em Luanda, Tito Martins afirmou que seu principal objectivo é contribuir para um maior desenvolvimento da modalidade em África e em Angola, particularmente.
O também presidente da Federação Angolana do jogo ciência disse que o continente debate-se com problemas administrativos, dificuldade de formação de formadores e treinadores, além do facto de boa parte dos eventos continentais não contarem para a lista elo internacional (elo-pontuação atribuída pela Federação Internacional que representa a força de jogo do atleta).
Para ele, o continente é fértil em jovens jogadores talentosos, mas que são prejudicados na sua avaliação por conta desta questão das provas não contarem para o elo internacional, situação que deve ser corrigida.
O antigo xadrezista, que falava após homenagem às selecções nacionais (masculina e feminina) que participaram nas Olimpíadas, decorridas na Índia, considera exitosa a performance do sector feminino, que se classificou na quarta posição ao nível de África, cifra nunca antes alcançada.
As duas selecções foram recebidas pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, em acto decorrido na Galeria dos Desportos, no complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.