Luanda – O angolano David Elias venceu hoje, sábado, em Luanda, a 65ª edição da corrida pedestre “São Silvestre”, fora de época, que se disputou, em 10 km, por várias ruas da capital do país.
Em representação do Interclube, com o tempo de 31 minutos e sete segundos, o atleta bateu na concorrência os seus compatriotas Avelino Sangahali (1º de Agosto) e Alexandre João (Interclube), ambos em 31:15 e 31:29.
Em femininos, o triunfo coube a também angolana Ernestina Paulino (Interclube), que cronometrou 35:31, seguida da sua colega Adelaide Machado (37:43) e Josefina Baptista (38:8), do 1º de Agosto.
Assim, em ambos os sexos, os fundistas nacionais superaram os estrangeiros do Quénia, Gâmbia, RDC e Moçambique.
A prova, que devia acontecer no dia 31 de Dezembro de 2021, transferida devido à pandemia da Covid-19, contou com a participação de dois mil e quinhentos atletas, entre nacionais e estrangeiros.
O primeiro classificado internacional leva o prémio de três mil dólares, o 2º classificado (dois mil) e o 3º colocado (mil dólares), enquanto os atletas de pódio de federados nacionais e adaptados receberão o mesmo valor equivalente em Kwanzas.
O melhor posicionado da classe de populares tem como prémio 150 mil kwanzas, segundo (100) e terceiro (50).
Com o tiro de largada dado às 18h00 no Largo da Mutamba, os atletas percorreram o largos Serpa Pinto e da Maianga, Avenida Revolução de Outubro, túnel do Prenda, Ho-Chi Minh e Largo das Heroínas.
Prosseguiu pela avenida Alameda Manuel Van-Dúnem, Avenida Comandante Valódia, Rua da Missão, Cirilo da Conceição, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, rua Manuel Fernando Caldeira e chegada no Estádio Municipal dos Coqueiros.