Angolano Daniel Domingos “reina” no ITF J30 em Luanda

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 14 Julho de 2024 | 16h08
1 / 4
Tenista angolano Daniel Domingos, vencedor do ITFJ30
Tenista angolano Daniel Domingos, vencedor do ITFJ30
Dr
2 / 4
Tenista angolano, Daniel Domingos
Tenista angolano, Daniel Domingos
DR
3 / 4
Tenistas finalistas feminino do ITF J30 em Luanda
Tenistas finalistas feminino do ITF J30 em Luanda
Dr
4 / 4
Presidente da Federação Angolana de Ténis (FAT), Platini Mendes
Presidente da Federação Angolana de Ténis (FAT), Platini Mendes
DR

Luanda – O angolano Daniel Domingos conquistou hoje (domingo), em Luanda, a segunda semana do Torneio Mundial da Federação Internacional de Ténis (ITF J30), disputado nos campos da Academia do Kikuxi Villas Club (KVC), no município de Viana.

No jogo da final, em singulares masculinos, o campeão nacional de juniores e jogador do KVC derrotou o português Rodrigo Leal, por dois sets, com parciais de 6-3 e 6-4, confirmando o seu favoritismo, depois de idêntico na primeira semana, decorrido de 3 a 7 deste mês.

Para atingir esta fase, desta segunda semana, disputada de 10 a 14 deste mês, Daniel Domingos eliminou, sábado, nas meias-finais, o moçambicano Luca Figueiredo, por 6-0 e 6-1, enquanto Rodrigo Leal afastou o seu compatriota Martins Bernardo, por 2-6/7-5/6-1.

Após o feito, que também revalida a edição de 2023, pela primeira vez em Angola, Daniel expressou a sua satisfação pelo mérito, agradecendo todos os envolvidos na sua capacitação competitiva, em especial a Academia do KVC.              

Da final em femininos, a sul-africana Roxy Brenkamp venceu a chinesa Chenming Zhang, por dois sets a um, com parciais de 6-3, 4-6 e 6-4. 

Nas semi-finais, a tenista Roxy derrotou a portuguesa Marta Duarte, por 6-0 e 6-3, ao passo que Chenming afastou a também sul-africana Abigayel Vosloo, por 6-0 e 6-3.
 
Quanto aos encontros de pares, que foi disputada, sábado, a dupla Luca/Cuan (Moçambique e África do Sul) venceu a portuguesa de Victor G./Rodrigo L., por 6-1 /7-6 (3), em “tie break”, em masculinos.

Na outra classe, as sul-africanas Roxy B./Abigayel V. impuseram-se sobre Carlota L./Te´anna M. (Espanha e EUA), por 7-6 (3)/7-5.  

A prova, que conta com a participação de jogadores da categoria de Sub-18 de 20 países de todos os continentes, visa a obtenção de pontos, para o ranking mundial de juniores, possibilitando entrar nos torneios da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e na versão feminina (WTA).           

Enquadrada no calendário da ITF, o evento, pela segunda vez no país, depois do ano passado, é organizado em parceria da Federação Angolana de Ténis (FAT).

No final, o presidente da FAT, Platini Mendes, que anunciou a sua recandidatura para o quadriénio 2024/28, prometeu continuar a trabalhar na expansão da prática da modalidade pelo país, bem como a realização de mais competições em Angola.

Além de destacar a grande confiança depositada pela instituição internacional, o dirigente angolano fez um balanço positivo e proveitoso dos dois eventos realizados em Luanda, casos da Taça Davis África Grupo IV e o ITFJ30. VAB      



Tags


+