Luanda - O angolano Maurio Silva mostrou-se confiante na reconquista da medalha de ouro no Campeonato Africano Amador de Artes Marciais Mistas, que se inicia esta sexta-feira, no pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda
Em declarações quinta-feira à ANGOP, na projecção do evento, o atleta da Selecção Nacional afirmou conhecer bem os sul-africanos, potenciais candidatos ao título, pelo que na sua categoria, peso galo (61Kgs), pretende repetir a proeza da edição anterior em que arrebatou o ouro.
Em 2022, na prova disputada na África do Sul, Angola foi vice-campeã por equipas, mas no confronto directo com um oponente anfitrião, Silva foi mais forte, facto que o deixa confiante.
O 6º classificado do Campeonato do Mundo de MMA, disputado este ano, na Sérvia, referiu que Angola é a segunda maior potencia da modalidade no continente, depois da África do Sul.
Sobre a classe feminina, o atleta de 26 anos de idade, cinco de prática, reconheceu a fraca adesão, por isso, defende a realização de uma prova continental apenas para o sector, ainda que o principal objectivo seja a massificação.
O interlocutor da ANGOP deseja tornar-se atleta profissional em curto prazo.
Entre os 39 convocados da Selecção Nacional figuram:
Sénior masculinos:
Peso Galo - Maurio Silva (Luanda) 61 kgs
Peso Leve - Pedro Calembele (Luanda) e Tulunda Daniel (Luanda) 70,3kgs
Peso Meio Médio – Luan Chaka (Luanda) e Joveth Santana (Huíla) 77,1 kgs
Peso Médio – Elísio André (Luanda) e Grácia Kinkela (Luanda) 83,9 kgs
Peso Meio Pesado – Mário Stefan (Luanda) e Stanley Wezzy (Luanda) 92,9 kgs
Peso Pesado – José Txambunga (Luanda) e Anderson Correia (Luanda) 120,2 kgs
Peso Super Pesado – Helder Manuel (Luanda) +120 kgs
Sénior feminino:
Peso Palha - Lassaleth António (Luanda) 56,7 kgs, Clarensse Francisco (Luanda) 70,3 kgs, Nitoto Castro (Luanda ) 47,7 kgs, Jovane Bonguila (Luanda) 61,2 kgs e Maria Kitioco (Huíla) 70,3kgs.
Juniores Masculinos:
Peso Palha - Wilson Manuel (Uíge) e Nilvanio Novais (Luanda) 52,1 kgs. BSV/MC