Luanda - A representação angolana no torneio “Billie Jean King Cup”, zona África grupo IV, em ténis feminino, iniciou hoje (segunda-feira) da pior forma a sua participação na prova, que se disputa em Kigali, no Rwanda.
Neste arranque da competição, as jogadoras da Academia Kikuxi Villas Club, capitaneadas pelo treinador João Almeida, foram derrotadas (0-3) pelas adversárias da Etiópia, em duas partidas de singulares e uma de pares.
Da parte de Angola, actuaram as tenistas Gabriela Martins e Miriam Tuluca, que perderam, em simples, diante de Eden Zendie e Mekedes Shumat, por iguais dois sents a zero, respectivamente.
Quanto aos pares, a dupla do país também foi superada pelas etíopes, que totalizaram o resultado de 0-3. Além destas duas, a tenista Mariana Costa também faz parte da equipa angolana.
A Etiópia, orientada pelo técnico Hidet Tebekew, conta ainda com as jogadoras Selamawit Ayele Bedada e Sara Kasalhun Kassim.
A Taça, que se realiza por zonas continentais, é uma competição do calendário da Federação Internacional de Ténis (ITF, sigla em inglês).
Na capital do Rwanda, estão envolvidas jogadoras de 11 países africanos, divididas em duas Pool (A e B), designadamente o Rwanda, Angola, Moçambique, Etiópia, Tanzânia, Congo, Camarões, Lesotho, República Democrática do Congo, Madagáscar e Senegal.
Esta é a primeira presença de Angola neste evento da classe.
Recorde-se, há cerca de 15 anos a selecção angolana falhou a participação neste evento da ITF. VAB