Luanda - A fundista angolana Neide Dias qualificou-se à final do Campeonato Nacional de elite de Corta-Mato de França, ao terminar o percurso de quatro quilómetros e 5050 metros, com o tempo de 16 minutos e 25 segundos.
Em declarações esta terça-feira à ANGOP, a partir de Marselha, cidade portuária do sul da França, a atleta afirmou estar à final marcada para dia 13 de Março próximo com mais as 27 concorrentes qualificadas, de um total de 53.
Na prova recente, a angolana, que reside e estuda em Portugal, foi secundada pela francesa Élodie Normand, com a marca de 16.29, ao passo que a outra francesa Asenath Etile, com o tempo de 16.36, assegurou a terceira posição.
De 34 anos de idade, Neide Dias, que tem se revelado a melhor fundista nacional na diáspora, tem outra competição agendada, mas no dia 19 de Março, na cidade portuguesa de Guimarães.
Recorde-se, a fundista, vice-campeã da especialidade em Portugal, falhou a participação nos Jogos Olímpicos de 2020, mas disputados em Tóquio, em 2021.