Luanda - A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol venceu este sábado o Quénia, por 88-58, em jogo da 2ª jornada da primeira janela de apuramento ao Afrobasket`2025.
Trata-se do segundo triunfo dos campeões africanos nesta prova que decorre em Hammamet (Tunísia), referente ao grupo E das qualificativas ao evento continental do próximo ano.
Sexta-feira, Angola venceu a República da Guiné, por 76-70.
Jilson Bango foi o melhor cestinha com 19 pontos, depois de no jogo anterior ter sido igualmente o que mais marcou (24 pts).
Childe Dundão, com 18 pts, foi o segundo mais certeiro. Na partida anterior, este base do Petro de Luanda marcou 12 pts.
A equipa nacional saiu em vantagem no primeiro quarto 22-12, no segundo pecou na defesa, mas manteve o jogo exterior o que lhe permitiu sair ao intervalo com vantagem de 11 pontos de diferença (44-33).
O combinado nacional voltou a vencer o terceiro quarto (64-48), sendo que o último serviu para a gestão de esforço e a consequente vitória, por 88-58.
Com esta vitória, Angola assume a liderança do grupo E, com quatro pontos, seguido pela Tunísia (dois), os mesmos que o Quénia, enquanto que a Guiné soma apenas.
Ainda hoje, às 17 horas, no fecho da jornada do grupo E, a Tunísia vai defrontar a República da Guiné.
Na primeira jornada sexta-feira os angolanos venceram na estreia a Guiné por 76 -70 enquanto que Quénia foi derrotado pela Tunísia 90 - 69.
Angola volta a evoluir domingo, a partir das 17 horas, na derradeira ronda desta fase.
WR/MC