Angola vence África do Sul em busca do CHAN´2023

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 28 Agosto De 2022    19h16  
Jogo entre Angola e África do Sul
Jogo entre Angola e África do Sul
Rosário dos Santos

Luanda – A Selecção Nacional de futebol venceu a África do Sul, por 2-0, em jogo disputado este domingo, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, para a segunda e última eliminatória de acesso à Taça CHAN´2023, na Argélia.

Trata-se do segundo triunfo de Angola sobre este adversário em 13 desafios. O primeiro ocorreu em 2016, curiosamente por igual resultado e também nas eliminatórias de acesso a um CHAN, disputado no Rwanda.

Mateus Galiano, aos 54 minutos, e Ary Papel, aos 90+2’ foram os responsáveis pela façanha, perante uma formação, na altura, regular em Campeonatos Africanos e Campeonatos do Mundo.

Hoje, os articulistas da acção foram Danilson e Jaredi, o primeiro abriu o marcador desviando de cabeça um cruzamento de canto cobrado por Tó Carneiro, aos 13 minutos, e o segundo na sequência de um lance individual, após jogada colectiva, aos 68´.

No entanto, a história da partida iniciou com os visitantes muito ofensivos e aos cinco minutos Sibosiso Sibeko, de cabeça, quase abria o marcador, mas Neblu esteve atento e evitou o pior com os punhos.

Sem argumentos suficientes para travar o ímpeto ofensivo dos "Bafa Bafana", os "Palancas Negras" protagonizaram o primeiro perigo apenas aos oito minutos. Jaredi assiste Zine, que flanqueia para a ala esquerda, e remata, mas a bola embate em um opositor.

Depois disso, Angola inverteu o quadro e a África do Sul nunca mais foi a mesma em função dos sucessivos ataques, destacando-se a falha de Jaredi que, em situação de um para um, rematou para o alto.

O primeiro golo acabou por surgir compreensivelmente aos 13 minutos. Danilson apareceu na área e desviou o esférico, com a cabeça, após pontapé de canto cobrado por Tó Carneiro.

Até ao intervalo, Angola vencia por 1-0.

No reatamento, os forasteiros voltaram a superiorizar-se nos instantes inicias. Aos 51´ Amigo Memela, vindo do banco, por pouco surpreendeu Neblu com um remate dentro da grande área, seguindo-se-lhe o exemplo Thabani Dube, que rematou de longe para a defesa apertada do guarda-redes angolano.

O combinado nacional reagiu aos 64 minutos com  a Jarerdi a receber um passe de Tó Carneiro, mas o remate saiu ao lado.

Megue também falhou por duas vezes em duas assistências de Zine, ambas anuladas pelo guarda-redes Reyaad.

A estabilidade de Rayaad foi anulada aos 68 minutos, quando Jaredi “inspirado” passou pela defesa e marcou o segundo tento de Angola, fixando o placar em 2-0.

Antes do fim da partida, Angola não sofreu um golo por pura sorte. O sul-africano Tarcious Malepeos, dentro da grande área, rematou com a bola a embater no poste transversal e depois no poste lateral esquerdo de Neblu, que já estava batido.

O encontro de resposta acontece no próximo domingo (dia 4), na África do Sul.

 

 

 





+