Luanda – Angola tornou-se membro da alta instituição reguladora do golfe mundial, denominada Royal and Ancient of Saint Andrews (R&A).
O anúncio foi feito esta quinta-feira à ANGOP, em Luanda, pelo presidente da Federação Angolana de Golfe, Almir Soares, acrescentando que com o facto o país fica habilitado a receber apoios do organismo internacional como financeiro, construção e manutenção de infra-estruturas.
A formação através dos apoios técnicos e preparação de treinadores foram igualmente apontados como ganhos, num processo de filiação iniciado em 2019, mas que somente em 1 de Junho último foi efectivado e recentemente confirmado definitivamente.
Após filiação na R&A, conforme Almir Soares, Angola foi igualmente convidada a integrar ao sistema mundial de “Handicaps” (WHS), sendo agora uma autoridade de “Handicaps”.
Na sequência, os pontos dos jogadores amadores locais passarão a constar do Ranking Internacional, sendo que para tal as provas nacionais passarão a ser disputadas em quatro dias, contra os dois de até então.
R&A é uma instituição fundada em 1754 na Escócia e é considerada o berço do golfe no mundo, sendo por isso a responsável de vários passos decisivos deste desporto, entre os quais as regras de jogos. JAD/MC