Luanda – A selecção nacional de futebol “Palancas Negras” empatou esta segunda-feira com o Sudão a zero bolas e termina invicta as qualificativas para o Campeonato Africano (CAN), em 2025, em Marrocos.
Líder do Grupo F, agora com 14 pontos, Angola já havia garantido antecipadamente a presença no africano do próximo ano, sendo que defrontou as duas últimas partidas para cumprir calendário, primeiro com o Ghana (1-1) e hoje com o Sudão (0-0).
Com os resultados da derradeira ronda, no Grupo F qualifica-se, além de Angola, o Sudão, que soma oito pontos, na segunda posição. Ficam de fora o Níger (7 pts) e Ghana (3 pts).
Sobre o desafio, disputado em Benghazi (Líbia), no estádio Banina Martrys, casa emprestada aos sudaneses, o técnico Pedro Gonçalves escalou uma equipa repleta de estreantes no habitual onze inicial, presume-se, com a ideia de conferir aos atletas minutos de jogo.
No entanto, esta estratégia não foi de toda certa se o objectivo era vencer a partida, porque no câmputo geral os sudaneses, que precisavam ao menos de um empate para garantir o passe ao CAN, foram superiores em termos de posse de bola, de oportunidades flagrantes falhadas.
Pode dizer-se que Angola foi salva de uma derrota pelo poste transversal da baliza a guarda de Neblú, aos 52 e 54 minutos, após remates de fora de área.
Zini não foi hoje a unidade de grande relevo como foi na partida anterior, Milson, alinhou quase no fim da partida e nem mesmo as entradas anteriores de Mbala Nzola e Tó Carneiro trouxeram dinâmica maior ao jogo dos Palancas Negras.
Por fim, produziu-se o empate que interessava ao Sudão e estão ambas selecções no CAN saídas do Grupo F.MC