Luanda - Angola contará, a partir de 2025, com um centro de treinamento e alto rendimento denominado “Complexo Desportivo Paralímpico-José Sayovo Armando”, em homenagem ao velocista adaptado.
A primeira pedra para a construção da infra-estrutura, localizada na zona do Bucula (Caxito), província do Bengo, foi lançada esta sexta-feira pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto.
Orçado em 70 milhões de dólares, o imóvel será erguido numa área de oito hectares, num prazo de três anos, comportando um campo de futebol com pista de atletismo, uma piscina olímpica e quadras multiusos.
De acordo com a maquete da obra, sob tutela da empresa de construção “Kora-Angola”, está contemplada igualmente um ginásio, área residencial com capacidade para 250 atletas, escola secundária, refeitório, zona social e administrativa.
O centro que homenageia a grande referência do desporto angolano, com presença no pódio em três edições consecutivas dos Jogos Paralímpicos (Atenas´2004, Pequim´2008 e Londres´2012), servirá desportistas paralímpicos e olímpicos.
É a segunda vez que o actual vice-presidente desportivo do Comité Paralímpico Angolano vê os seus feitos reconhecidos pelo Governo angolano, depois de em 2005 ter sido instituída uma competição com o seu nome.
No acto, a titular do pelouro dos desportos esteve ladeada do ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
Estiveram ainda presentes, a governadora da província do Bengo, Mara Quiosa, líderes federativos, atletas do desporto adaptado, com destaque para o basquetebol e futebol, esta última prepara o Campeonato do Mundo em Setembro, na Turquia.