Angola tenta vencer RDC para superar rivalidade – treinador    

     Desporto              
  • Luanda • Segunda, 16 Outubro de 2023 | 18h41
Treinador da Selecção, Pedro Gonçalves
Treinador da Selecção, Pedro Gonçalves
António Escrivão

Luanda - A Selecção Nacional de futebol vai procurar vencer à similar da RD Congo, terça-feira (15h00), em Portugal, no jogo amistoso da data FIFA do ano, para superar a rivalidade salutar e de transcendência das equipas, afirmou o treinador Pedro Gonçalves.

Em antevisão, a partida do estádio do Bonfim, na cidade portuguesa de Setúbal, o seleccionador da equipa de Angola reconheceu ser um encontro com um adversário de extrema exigência e que permite tirar varias ilações sobre o comportamento dos jogadores.      

Acrescentou que será um jogo com uma atmosfera de rivalidade competitiva entre as duas selecções e com intenções de por em evidencia todas as sessões ensaiadas durante o treino de campo.

Explicou, que com a réplica do oponente, pode-se observar um conjunto de comportamentos técnicos e tácticos importantes para a eficácia posterior do conjunto, que precisa de testar com adversários da característica da RD Congo, na preparação que conta com quase todos os jogadores convocados.                        

“As vitórias são sempre importantes. Por isso, amanhã não será um propósito diferente, embora não focarmos só nesse pressuposto, visto ser um jogo de preparação, tendo em conta o Campeonato Africano das Nações (CAN´2024), na Côte d´Ivoire, e qualificativos ao Mundial de 2026”, disse.       

Em relação ao estado dos Palancas Negras, designação da selecção angolana, o técnico português afirmou ter um plantel de 25 jogadores em prontidão, para darem o seu contributo a equipa nacional, neste estagio bastante proveitoso, apesar das ausências de Ivan Cavaleiro, Zito Luvumbo e Depú, lesionados, e entradas de Chico Banza e Capita.

A conferência de imprensa, transmitida na página da Federação Angolana de Futebol (FAF), decorreu no auditório do centro de estágio em península Tróia – Portugal.

Ainda sobre o jogo, trata-se do oitavo confronto entre as duas selecções desde 2006, no qual Angola vai procurar o seu primeiro triunfo.

Os Leopardos congoleses, por seu lado, tentam a sexta vitória, depois de terem ganho os anteriores, por 2-1 (4-2), (2-1), (2-0) e 1-0. Empataram em duas ocasiões a nulo.

Este será o terceiro desafio amistoso desde que os angolanos se qualificaram para a 34ª edição do CAN’2024, a disputar-se de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro.

O primeiro aconteceu em Teerão, diante do Irão, com derrota de 0-4 e empate (1-1), com a similar de Moçambique.

No CAN de 2024, Angola integra o grupo D, ao lado da Argélia, Burkina Faso e Mauritânia, enquanto a RD Congo figura na série F, com Marrocos, Tanzânia e Zâmbia. VAB

          



Tags


Notícias de Interesse

Huambo - cidade que acolhe, encanta e inspira

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 10h03

Angola vence Andorra no Mundial de hóquei em patins  

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 09h37

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+