Luanda - A Selecção Nacional de voleibol de praia compete, a partir de quinta-feira, em Maputo (Moçambique), na Taça Continental da Zona VI, qualificativa ao Campeonato Africano de 2024.
Para o efeito, as duas duplas nacinais (masc e fem) seguiram esta terça-feira para o palco da competição, numa altura em que se realiza já a reunião técnica.
Trata-se de Bruno Makili-Aristhote Pelenda (masculinos) e Sara Kunga-Geovânia Cusselama (femininos), num evento que termina dia 26.
O grupo, segundo o presidente da Federação Angolana da modalidade, Valentim Domingos, que falava esta terça-feira à ANGOP, em Luanda, o objectivo do combinado nacional é a qualificação para o Campeonato Africano em 2024, em país ainda por indicar.
Durante a preparação, conforme disse, os atletas participaram em alguns "tours" com destaque para o de Moçambique, em Março, onde os masculinos sagraram-se campeões e depois na Namíbia, em Abril, com o país a ocupar a segunda posição (masc) e terceira (fem).
A também designada "Continental Cup" é uma prova da zona VI que envolve dez selecções. É disputada em cada final de ciclo olímpico, visando a qualificação ao CAN e destas aos Jogos Olímpicos.
Trata-se da quarta presença nacional em um evento do género. Na última edição, decorrida em 2021, na Namíbia, Angola qualificou para o africano as duplas Eden Cerqueira-Etson Figueiredo e Sara Cunga-Janeth Marta. JAD/MC