Luanda - A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol procura domingo (27) a primeira vitória no Campeonato do Mundo, quando defrontar a anfitriã Filipinas, para a segunda jornada.
O desafio terá lugar a partir das 13 horas no Pavilhão Arena de Manila, sede do grupo A, numa prova que decorre, também, no Japão e Indonésia.
Na estreia, os angolanos, 11 vezes campeões de África, perderam diante da selecção da Itália, por 67-81, tal como os filipinos baquearam ante a República Dominicana, por 81-87.
Com uma derrota cada, a vitória é crucial para cada uma das intervenientes para não perigar o acesso à fase seguinte da prova.
No histórico mais recente de confrontos entre ambas selecções, Angola obteve uma vitória suada de 84-81, após prolongamento, devido a um empate no tempo regulamentar a 73 pontos, em 2019.
Para repetir o triunfo passado, o técnico Pep Clarós terá de fazer com que a equipa nacional defenda bem, como na partida de estreia (apesar de derrotada) e que melhore o seu nível ofensivo, sobretudo na concretização dos lances dos três pontos.
Até agora, Childe Dundão (19 pontos) e Bruno Fernando (13) revelam-se as melhores unidades, esperando-se maior contribuição de outros activos como Gerson Lukeny, um dos lançadores que no desafio da véspera ficou pelos modestos sete pontos.
Na verdade, com a boa defesa patenteada contra a Itália, os hendecacampeões africanos precisam que mais jogadores ultrapassem a casa de dois dígitos na pontuação, mas para tal, é bom que se resgate o habitual jogo colectivo.
Efectivamente, o momento é de maior exigência para um plantel recheado do estreantes e boa parte destes jovens.
Childe Dundão, José Maconda, António Monteiro, João Fernandes, Eduardo Francisco, Gilson Bango, Bruno Fernando, Sílvio de Sousa e Kevin Kokila terão de ser resilientes junto dos mais experientes Leonel Paulo (capitão), Gerson Domingos e Gerson Gonçalves “Lukeny”.
Leonel Paulo, que vai na sua terceira participação, Gerson Domingos e Gerson Lukeny, pela segunda vez, são os sobreviventes dos jogadores que estiveram na edição passada, disputada na China.BSV/MC