Luanda - Com o propósito de qualificar-se para o Campeonato do Mundo’2024, 23 jogadores foram esta terça-feira pre-convocados, em Luanda, para a Selecção Nacional de futsal, visando o Campeonato Africano, a disputar-se de 11 a 21 de Abril, em Rabat (Marrocos).
Durante o anúncio, em conferência de imprensa, o técnico nacional Marcos Antunes apontou o pódio como objectivo e consequentemente garantir acesso ao mundial, apesar de contar com um conjunto de jogadores na sua maioria jovens.
Acrescentou que o grupo irá trabalhar afincadamente para, no mínimo, conservar a terceira posição da edição de 2020, igualmente disputada em Marrocos, classificação que permite o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2024, no Uzbequistão.
Quanto aos adversários na primeira fase do africano, o seleccionador antevê maiores dificuldades nos jogos diante da Zâmbia e do Ghana.
Explicou que os desafios contra os dois países citados serão de maior grau de dificuldades porque competem frequentemente a nivel internacional, enquanto Angola limitou-se a partidas internas, desde o mundial de 2020.
A Selecção Nacional, que figura no Grupo A, com Marrocos, Zâmbia e Ghana, inicia esta quarta-feira a preparação no pavilhão do Kilamba, devendo encerrar a 28 deste mês, dia que segue para o palco da prova.
No local do evento, segundo Marcos Antunes, está previsto jogos amistosos, antes do arranque da competicao continental.
No historial, Angola participa do Africano de futsal pela quarta vez, depois da edição de 2008, na Líbia, em que falhou o passe para os quartos-de-final, ao ficar em 3º, no Grupo B, com sete pontos.
Também esteve em 2016, na África do Sul, no qual não transitou para fase seguinte ao ocupar o 4º posto, sem pontuar.
A maior exibição aconteceu em 2020, em Marrocos, onde obteve a inédita terceira posição.
A pré-selecção nacional é composta por: Laelcio, Gomito, Nelson Pereira, Dinilson Inácio, Osvaldo Kaluanda e Anicleny Manuel (guarda-redes).
Adérito Santos, Helber Garcia,Valdemiro Garcia, Paulo Ricardo, Osvaldo Carvalho, Carlos Neto, Francisco Gabriel e Kliverth Fernandes (jogadores de campo)
António Dias, Vadilson Dias, Braúlio Fontoura, Gaspar Celestino, Edileuson Katimba, Reveldinho Santos, Homes Santos, João Cambangula e Anderson Fortes (jogadores de campo)
JAD/VAB