Angola procura igualar 5º lugar do mundial de Nanjing

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 13 Novembro de 2022 | 07h25
Angola repete sexta posição
Angola repete sexta posição
Arquivo / Divulgação

Luanda - A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins pode igualar a quinta posição de Nanjing´2017 (China), caso vença às 19h30 deste domingo a similar da Espanha, nas classificativas até o sexto posto do Campeonato do Mundo, que termina na Argentina.

Na fase regular, Angola perdeu com esta mesma adversária, por 1-5.

Para chegar a esta etapa, o cinco angolano venceu o Chile, por 8-4, em prova que decorre no pavilhão Aldo Cantoni, em San Juan.

Na outra partida, também para as classificativas do quinto ao oitavo lugar, a Espanha despachou a Alemanha, por 9-0.

Portugal e Argentina vão repetir o jogo que, há três anos, valeu o 16.º título à formação das “quinas”, num campeonato disputado em Barcel.

Na final, em 14 de Julho de 2019, Portugal teve no guarda-redes Ângelo Girão a sua grande figura, ao não sofrer qualquer golo durante o encontro, prolongamento incluído, e ser batido apenas uma vez no desempate por grandes penalidades.

O benfiquista Carlos Nicolía acertou o primeiro remate dos argentinos, no desempate, mas Girão não mais foi batido, fazendo quatro defesas, enquanto Gonçalo Alves e Hélder Nunes selaram a reviravolta (2-1).

Na madrugada desse domingo, as duas formações voltam a encontrar-se, com Portugal em busca do 17.º “caneco”, para igualar a recordista Espanha, que caiu perante a França nos quartos-de-final, e a Argentina à procura do sexto, e primeiro desde 2015.

Os argentinos perderam a derradeira final com a selecção das quinas, mas também já ganharam uma, em 1995, no Recife, no Brasil, onde se impuseram por claros 5-1.

O “tira teimas” está marcado para a noite desse domingo, com a Argentina a beneficiar do factor casa, em San Juan, onde só ganhou em 1978, tendo perdido na última final por 5-4, com a Espanha, na edição de 2011.

A Espanha e a Argentina disputam, também hoje, a final do mundial feminino, que decorre em simultâneo com o evento masculino.

 





+