Lobito - Os atletas moçambicanos e marroquinos, vencedores do "Flamingo International Beach Volleyball Tournanent", propuseram, no Lobito, a realização do Campeonato Africano de Voleibol em Angola, soube a ANGOP.
A informação foi avançada pelo presidente da Federação Angolana de Voleibol, Valentino Domingos, no final do torneiro, realizado no espaço do "Luna Ocean Club", na Restinga do Lobito.
Valentino Domingos disse à imprensa que os atletas estrangeiros gostaram das praias e do clima e, por isso, vão levar a proposta para a Confederação Africana de Voleibol.
O mês de Maio do próximo ano será a data provável para a realização do torneio, segundo o presidente.
"Temos condições iguais nas cidades de Luanda, Lobito e Benguela e poderemos também estender para a província do Namibe", considerou.
Acrescentou que Benguela e Luanda são as principais províncias a serem apresentadas para serem avaliadas para realização do evento.
O que pode acontecer, segundo Valentino Domingos, é algum constrangimento no que toca à ligação das cidades.
"As equipas estrangeiras terão de vir de voo até Luanda e depois deslocar-se para o Lobito, competir e voltar para Luanda para regressar aos seus países", afirmou.
Disse ainda que se for um campeonato africano que compreenda vários países, preferia não arriscar em Luanda por causa das deslocações devido aos elevados custos.
"Na nossa opinião, a cidade do Lobito ganharia o concurso porque temos os hotéis próximos e não precisamos de transporte para ir para o recinto do jogo", afirmou.
"Já em Luanda, teremos de sair da cidade para ir até a ilha, com a possibilidade de enfrentar engarrafamento", acrescentou.
O responsável referiu ser um desafio que a Federação Angolana de Voleibol vai avaliar com calma, garantindo que há condições para o fazer.
"O torneio internacional do Lobito foi praticamente um teste que fizemos para organizar eventos desta natureza e assim lançar o desafio para podermos realizar as provas da Zona 6, assim como outras provas continentais e quem sabe mundiais", afirmou entusiasmado.
Referindo-se ao "Flamingo International Beach Volleyball", o titular da Federação Angolana de Voleibol afirmou ser de "grande nível", na medida em que foi prestigiado pelos campeões africanos, nomeadamente Moçambique e Marrocos, que recentemente estiveram nos jogos Olímpicos de Paris.
Sobre os atletas angolanos, disse apresentarem bom nível e que "quem realiza jogos quer ganhar".
"Nesta altura, os nossos melhores atletas estão a jogar em Portugal e encontram-se em período de legalização, por isso, não puderam estar presentes", explicou.
No entanto, prometeu, nos próximos eventos, contar com eles para representar as seleções nacionais.
Questionado sobre o próximo compromisso da Federação, afirmou estar a preparar o processo eleitoral.
"Teremos no dia 21 deste mês a Assembleia extraordinária que vai ditar a data das eleições", informou.
Após três mandatos consecutivos à frente da Federação Angolana de Voleibol, Valetino Domingos informou que cessa o seu ciclo e vai deixar para outros candidatos.
"Estarei sempre disponível a prestar a minha experiência e contributo à família do voleibol, sempre que for necessário", concluiu. TC/CRB