Luanda – Angola perdeu hoje diante do Lesotho, por 0-1, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, mas está apurada para o CHAN, a decorrer no Quénia, Tanzânia e Uganda, de 1 a 18 de Fevereiro de 2025.
O único golo da partida foi marcado por Hlompho, aos 32 minutos, na execução de um penalti, num desafio em que os Palancas Negras (designação da Selecção Nacional) acabaram por ter o dominio em campo e manter os níveis em alta semelhantes aos da exibição em reduto contrário.
Os angolanos garantem o apuramento depois de terem vencido na primeira “mão” por 2-0, com golos de Megue e Kaporal.
Angola entrou como favorita ao triunfo, jogou com três alterações em relação ao jogo da primeira" mão" com Nsesane, Lito e Fernando, dadas as ausências de Neblú, Eddie Afonso e Da Banda, que entraram com o objectivo claro de controlar o desafio nos instantes iniciais.
Com o jogo centralizado nos flancos onde despontavam Pedro Bondo e Megue, sem que o adversário fosse visivel no meio campo dos angolanos, a Selecção Nacional mostrou tranquilidade e segurança durante largos minutos.
Porém, o nervosismo tomou conta dos Palancas Negras, que permitiram ao adversário desmontar o seu sistema de jogo e conseguiu marcar aos 32 minutos na sequência de um penalti.
A desvantagem não se apossou dos donos da casa que mostraram alguma falta de calma, para no mínimo igualar o marcador até antes do intervalo.
Na segunda parte, as alterações feitas por Angola até fizeram a diferença no que ao volume de jogo diz respeito, mas o golo tardava a chegar quando o seu oponente decidiu jogar no contra-ataque e igualar a eliminatória.
O técnico Pedro Gonçalves decidiu jogar mais ao ataque, com os defesas a fixarem morada mas sem que o tão almejado golo fosse marcado..JAD/WR