Luanda - A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins perdeu hoje (quarta-feira), para a similar da Argentina, por 3-7, em jogo da primeira jornada do Grupo A da 69ª edição do Torneio de Montreux, que decorre na Suíça.
No duelo de campeões de África e do Mundo, a segunda parte foi desastrosa para a equipa de Angola, orientada pelo treinador Alberto Domingos “Jó”, que viu o seu oponente marcar quatro golos.
O conjunto do país teve uma prestação aceitável na primeira parte, em que o placar estava igualado a três golos, mas na segunda foi de enormes dificuldades, em que acabou por sofrer mais. Por Angola, marcaram Neri e Rafael Lourenço, que bisou.
Do lado argentino, rubricaram Danilo Rampulla (2) Facundo Bridge (2) e ainda Lucas Ordonez, Gonzalo Romero e Lucas Martinez.
O duelo de campeões, que jogaram pela última vez em Janeiro de 2023, em solo argentino, no Campeonato do Mundo, em que os anfitriões venceram por expressivos 4 -0.
No também conhecido torneio de Páscoa, a melhor classificação de sempre de Angola foi a terceira posição, em 2015.
Na quinta-feira, Angola defronta a Itália, também às 15 horas, e encerra à fase regular com a formação do HC Montreux, sábado. No Grupo B, estão as selecções de França, Suíça, Espanha e Portugal.
A competição tradicional junta as maiores referências mundiais da modalidade, nomeadamente Angola (campeã africana), Argentina (campeã do Mundo), Portugal (vice-campeã do Mundo e da Europa), Espanha (campeã da Europa), Itália e Suíça anfitriã.
A equipa angolana cumpriu um estágio pré-competitivo em Portugal, na região de São João da Madeira, durante duas semanas. O referido torneio é de antecâmara aos Jogos Mundiais da patinagem, marcado para Novara (Itália), no mês de Setembro. WR/VAB