Luanda – Angola participará num quadrangular internacional de velhas guardas denominado “Vozes da Amazónia”, de 12 a 19 deste mês, no Brasil, afirmou esta quarta-feira à ANGOP, em Luanda, o ex-capitão da selecção nacional, Fabrice Maieco “Akwá”.
De acordo com a fonte, este primeiro torneio do género a decorrer no emblemático Estádio de Castelão, em São Luís, no Maranhão, reunirá antigas estrelas do “desporto rei” de Angola, Uruguai, Argentina e do anfitrião Brasil.
De acordo com o goleador da selecção nacional (Palancas Negras), o objectivo do evento é combater o racismo estrutural, apoiar a sustentabilidade, povos originários, tradicionais e o feminismo zero.
Assim, a organização almeja avançar com esta pauta na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, denominada “COP 30”, prevista para Novembro de 2025, na cidade brasileira de Belém.
De acordo com o anúncio da Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Maio de 2023, disse, existe a possibilidade de a competição realizar-se durante os próximos anos, dando vozes a esses movimentos.
Referiu que o evento é uma oportunidade para estreitar os laços culturais, diplomáticos e de amizade entre Angola e as nações participantes.
Fabrice Maieco “Akwá”, de 47 anos de idade, foi o autor do golo que qualificou Angola para o único campeonato do mundo em que participou, decorrido na Alemanha, em 2006.
Antes de retirar-se profissionalmente das quadras em 2008, representou clubes como o Nacional de Benguela, Benfica de Lisboa, Alverca, Académica de Coimbra, Al-Wakrah SC, Al-Gharafa SC, Qatar SC e Petro de Luanda.
Lista dos convocados:
Guarda-redes - Ângelo e Capoco.
Defesa - Kali, Jamba, Yamba Asha, Locó, Jacinto, Kikas, Aurélio Soares, Paulo Tomás e Renato Campos.
Médios - Rats, Jony, Zé Kalanga, Gazeta, Malamba, Miloy, Jójó Garcia e Mendonça.
Avançados - Santana Carlos, Johnson Macaba, Paulo Silva e Fabrice Akwá.
Técnico nacional - André Nzuzi
IN/MC