Angola no grupo A do mundial de basquetebol

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 29 Abril de 2023 | 15h45
Angola volta a medir forças com Filipinas, quatro anos depois
Angola volta a medir forças com Filipinas, quatro anos depois
Francisco Miudo-ANGOP

Luanda - A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está no grupo A do 19º Campeonato do Mundo co-organizado pelas Filipinas, Japão e Indonésia, de 25 de Agosto a 10 de Setembro, segundo o sorteio realizado neste sábado.

O cinco angolano está no mesmo grupo (A) com as Filipinas, República Domenicana e Itália, com todos os jogos a serem disputados em Manila.

A melhor participação de Angola aconteceu em 2006, em Saitama (Japão) ao ocupar a 9 posição, equipa orientada pelo técnico angolano Alberto de Carvalho "Ginguba".

Esta será a nona participação dos angolanos, depois de Espanha (1986), Argentina  (1990), Canadá (1994), Estados Unidos (2002), Japão (2006), Turquia (2010), Espanha (2014) e China (2019).

As 32 selecções que vão disputar a prova estão divididas em oito grupos de quatro cada. 

Além de Angola, a África vai contar com mais quatro selecções, designadamente Egipto, Côte d’Ivoire, Cabo Verde e Sudão do Sul, estas duas últimas estreantes.

No grupo B, também a ser jogado em Manila, estão as selecções China, Porto Rico, Sérvia candidata ao título e o Sudão, que vai assinalar presença inédita. 

Manila será igualmente palco do grupo C, com as seleccoes candidatas ao título EUA  e Grécia ao lado da Jordânia e Nova Zelândia. 

Já o grupo D, conta com mais uma equipa africana, o Egipto, que vai jogar com as similares do México, Montenegro e Lituânia.

A cidade de Okinawa, Japão, vai receber  a serie E, com os anfitriões e ainda a Finlândia, Alemanha e Austrália.

Também em Okinawa ficará o grupo F, com outro lusófono, Cabo Verde, juntamente com Geórgia, Venezuela e Eslovénia. 

Na Indonésia, capital Jakarta, vai estar o grupo G com a campeã Espanha, Côte d’Ivoire, Brasil e Irão. 

O último grupo o H também com os jogos em Jakarta, estão Canadá, Libano, França e  Letónia. WR/MC

      





+