Luanda – A Selecção Nacional de futsal figura no Grupo A do 7.º Campeonato Africano das Nações, juntamente com as congéneres do Marrocos (anfitrião), Ghana e Zâmbia.
Estes dados resultam do sorteio realizado quinta-feira no Complexo Mohamed VI em Rabat, onde oito (8) combinados nacionais ficaram em dois grupos de quatro cada para o evento, a ser disputado de 8 a 17 de Abril próximo.
O anfitrião do torneio e actual campeão africano, Marrocos, encabeça um interessante agrupamento composto por Angola, terceiro colocado em 2020, o Ghana, vice-campeão de 1996, bem como a Zâmbia, que retorna ao torneio após ter perdido a edição em 2020.
No Grupo B, o Egipto, que ficou aquém da final de 2020, defronta a Líbia, campeã de 2008, bem como a Namíbia e a Mauritânia, que se estreiam em finais continentais.
O Egipto é actualmente a nação TotalEnergies CAF Futsal AFCON de maior sucesso, com três títulos, seguido pelo catual campeão Marrocos, que tem dois títulos, enquanto a Líbia estará de "olho" no segundo, após o triunfo em 2008, como anfitriã.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão para as meias-finais da prova, que qualifica os três primeiros para o Campeonato do Mundo, a acontecer no Uzbequistão entre 14 de Setembro e 6 de Outubro deste ano.
Resultado do sorteio:
GRUPO A: Marrocos (anfitrião), Angola, Ghana, Zâmbia
GRUPO B: Egipto, Líbia, Namíbia, Mauritânia
MC