Luanda - Uma delegação angolana composta por treinadores e um atleta participará na III edição do Acampamento Regional Juvenil da Federação Internacional de Basquetebol e Associados (FIBA), a decorrer em Bamako (Mali) e Kigali (Rwanda).
Segundo uma nota da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) a que a ANGOP teve acesso, este sábado, em Luanda, o evento deste ano, em ambos os sexos, será especificamente para atletas com 16 e 17 anos de idade.
A classe masculina competirá na cidade maliana de Bamako, de 20 a 22 deste mês (Setembro), enquanto a feminina na cidade ruandesa de Kigali, de 26 a 28.
Cada sector contará com a participação de 45 atletas de 15 países, além de 15 treinadores (masculinos e femininos).
O Acampamento Regional da Juventude da FIBA África é um programa de elite criado para identificar e desenvolver os melhores jovens basquetebolistas africanos.
É supervisionado por especialistas que trabalham nos aspectos técnicos da modalidade.
Para o efeito, a FIBA África colabora com algumas figuras renomadas do basquetebol africano para organizar estas acampanhas.
Entre as personalidades, figuram Astou N'Diaye (embaixadora da NBA Africa) e Christelle Ngarsanet (ex-jogadora da selecção da Côte d`Ivoire).
Integram igualmente, Robert Pack (ex-jogador da NBA e actual assistente técnico da Florida International University), o instrutor da FIBA, Cheick Sarr, e a lenda da NBA, Olumide Oyedeji.
Durante estes acampamentos, os participantes receberão ferramentas para otimizar o desenvolvimento pessoal e aprenderão valores como liderança.
A nota da FAB não menciona os participantes angolanos ao evento, mas a ANGOP apurou que o país será representado pelo atleta Graciano Ntonha.
Trata-se de um atleta do Petro de Luanda, de 15 anos de idade, 1.87 m de altura e que joga na posição de base.
Desde o seu lançamento em 2021, o Acampamento Regional Juvenil da FIBA África alcançou já 43 países, com um total de 240 jovens jogadores de basquetebol, incluindo 90 do sexo feminino.
Esta plataforma de elite é uma componente essencial da estratégia de desenvolvimento da FIBA África, visando preparar jogadores para os desafios da competição.
Tem igualmente como objectivo, proporcionar oportunidades de formação através da presença de recrutadores de diferentes partes do mundo.BSV/MC