Luanda - Angola venceu nesta quarta-feira a Argélia, por 34-15 e qualificou-se para as meias-finais do 26º Campeonato Africano de andebol sénior feminino.
No desafio, disputado no Martyrs Stadium Gymnasium, em Kinshasa, as campeãs em título venciam já ao intervalo, por 19-8, numa partida em que confirmaram o favoritismo à conquista do troféu.
Hoje um trio formado por Azenaide Carlos, Naira Caquinta e Helena Paulo, todas com cinco golos cada, foram as melhores marcadoras do desafio.
A central Helena Paulo foi eleita a melhor jogadora em campo (MVP), elevando para cinco o número de atletas de Angola distinguidas na competição.
Estão igualmente na lista das eleitas pela Confederação Africana da modalidade, Albertina Cassoma,Marilia Quizelete, Vilma Nenganga e Marta Alberto, esta última por duas vezes.
As angolanas voltam a jogar na sexta-feira, para as meias-finais, com a vencedora do RDC - Egipto, também marcado para hoje.
Para chegarem aos quartos-de-final, as "pérolas" terminaram na primeira posição do Grupo B, e se mantêm invictas até hoje no cômputo de cinco confrontos. WR/MC