Luanda – Os atletas Pedro Adão e Mauro Luís, ambos da categoria dos 49 kg, iniciam esta terça-feira a disputa do Campeonato do Mundo de Parahalterofilismo, a decorrer de 17 a 25 deste mês, no Cairo (Egipto), de qualificação para Paris`2024.
O combinado nacional, liderado pelo técnico António Baltazar, que já se encontra desde domingo no palco do mundial de halterofilismo adaptado, realiza hoje exames médicos e pesagem.
Após a primeira presença de Angola nos Jogos Paralímpicos de Atlanta`1996, com o atletismo, abre-se agora a possibilidade de uma segunda modalidade nacional competir no evento dedicado a atletas deficientes de todo o mundo.
Pedro Adão foi medalha de bronze na edição decorrida em 2022, no Dubai, enquanto Mauro Luís foi o sexto colocado no Campeonato Africano, em 2014, no Congo Brazzaville.
Pedro Adão é o 16º classificado no Ranking africano, enquanto Mauro Luís é o 19º colocado.
Os Jogos Paralímpicos serão disputados de 28 de Agosto a 8 de Setembro deste ano, em Paris (França), reunindo pelo menos 4.400 melhores atletas deficientes.
Com dez anos de prática (2024), o Parahalterofilismo é praticado em Angola nas províncias de Luanda, Benguela, Bié, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul e Huambo, num universo de 26 atletas, em ambos os sexos.MC