Luanda – Angola e Zâmbia defrontam-se às 12 horas de quinta-feira em jogo referente à 1ª jornada do Grupo C da Taça Cosafa em futebol feminino, a disputar-se no Estádio Nelson Mandela Bay, África do Sul.
O torneio, que teve início terça-feira (22), na cidade de Port Elizabeth, termina no próximo dia 2 de Novembro.
A formação angolana volta a jogar com as Ilhas Comores, no domingo (27), pelas 10 horas, para a conclusão da fase de grupos.
Trata-se da quinta presença de Angola numa competição do género. A sua primeira participação ocorreu em 2006, na Zâmbia.
Naquela altura, a selecção angolana perdeu diante da similar do Zimbabwe, numa jornada de duas mãos com resultados de 1-3 e 0-1. O grupo registou a desistência de Moçambique.
Angola voltou a participar em 2008, na condição de anfitriã. Na prova, disputada na província de Malanje, sagrou-se vice-campeã (medalha de prata) ao perder na final contra a África do Sul, por 1-3.
Depois de um longo período ausente, as angolanas voltaram a participar em 2019, na África do Sul, tendo vencido apenas um dos três jogos da fase de grupos.
Na abertura da competição, perdeu com o Zimbabwe, por 1-4, voltou a perder com o Eswatini, por 0-4, e venceu Moçambique, por 3-1, no último encontro.
Na 4ª edição, em 2020, Angola perdeu diante da anfitriã África do Sul, por 0-2, venceu a Swazilândia, por 4-3 e empatou 1-1 com as Ilhas Comores. As angolanas terminaram a fase de grupos em 2º lugar, com quatro pontos.
O Zimbabwe é o país mais titulado com seis troféus, seguido pela África do Sul e da Zâmbia, com cinco cada.
Defrontam-se ainda nesta quarta-feira, Madagáscar - Ilhas Maurícias e Malawi – Botswana.
A Taça Cosafa é um torneio regional da África Austral.
Constituição dos Grupos:
Angola, Zâmbia e Ilhas Comores (C).
África do Sul, Namíbia, Eswatini e Ilhas Seychelles (A).
Botswana, Malawi, Ilhas Maurícias e Madagáscar (B).
Moçambique, Zimbabwe e Lesotho (D).
Resultados dos jogos da 1ª jornada:
África do Sul 1-0 Namíbia
Eswatini 6-0 Ilhas Seychelles.
IN/MC