Luanda – Angola e África do Sul defrontam-se às 11 horas de quinta-feira, nas meias-finais da Taça Cosafa de futebol em Sub-20, no Estádio de Lalgy, em Maputo (Moçambique).
O último jogo entre as duas formações numa competição do género terminou empatado a um golo durante o tempo regulamentar. Os sul-africanos venceram nos pênaltis (4-2) em desafio válido para o 3º lugar, em prova ocorrida em Eswatini, em 2022.
Na presente edição, os comandados de Kito Ribeiro chegaram a esta fase ao derrotarem na 1ª jornada a Zâmbia, por 3-1, e na segunda a Namíbia, por 1-0.
No grupo B, constituído por apenas três selecções, os “Palanquinhas” conquistaram o 1º lugar, com seis pontos, quatro golos marcados e um sofrido.
Angola é o único representante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, após a eliminação da anfitriã Moçambique, sem pontuar.
Com nove pontos e 13 golos apontados, a África do Sul fez o pleno no Grupo C ao ultrapassar as similares do Lesotho, por 6-0, Malawi, por 5-0 e Ilhas Maurícias, por 2-0.
Ainda na quinta-feira, na outra neia-final, defrontam-se Zimbabwe – Zâmbia, pelas 14h00.
Acampeã Zâmbia detém o recorde da selecção mais titulada, com 12 troféus, seguida pela África do Sul (8) e Zimbabwe (6).
Madagáscar e Moçambique conquistaram um título cada.
Convocados:
Guarda-redes – AlfredoTsumbu (Santa Rita de Cássia), Cristiano Bombassa (AFA) e Domingos da Silva (Petro de Luanda).
Defesas – Josemar Vunge, Luís Eusébio (Interclube), Quintino Candudu, Tadeu Gabriel (ASA), Lucas Paulo (Desportivo da Huíla) e Célio Nimi (Kamba FC).
Médios – Armando Zacarias (AFA), Faustino Ganga (1.º de Agosto), Lourenço Veloso (Santa Rita de Cássia), Valter Monteiro (Desportivo Mafra, Portugal), Emanuel “Manu” (Estrelada Amadora, Portugal), Filipe Quissequel (Interclube) e Bernabé Tomás (Wilietede Benguela).
Avançados - Amado Haidara, Francisco Chiquinho (ASA), Ibrahime Boubacar (Escola do Zango) e Simão Pedro (Estrela da Amadora, Portugal). IN/MC