Luanda - A Selecção Nacional de futebol empatou a zero bolas (pela segunda vez na campanha) diante das Ilhas Maurícias, esta terça-feira, em jogo da 2ª jornada do grupo D das eliminatórias de acesso ao Campeonato do Mundo, em 2026.
Na ronda inaugural, no passado dia 17, o combinado nacional empatou, igualmente, sem golos, em casa de Cabo Verde.
Hoje, no Côte d'or Nacional Sports Complex, Angola beneficiou de várias oportunidades, mas o ataque foi perdulário, perante a uma adversária que pouco fez para justificar o empate.
Depois de uma primeira parte de ligeiro ascendente do combinado nacional, o técnico Pedro Gonçalves operou três substitições em simultâneo aos 61 minutos. Trocou o defesa Tó Carneiro pelo atacante Gilberto.
Em seguida, tirou o ponta-de-lança Zito Luvumbo e colocou o defensor Bruno Paz e mandou para o balneário o meio-campista Keliano para colocar em campo o defensor Núrio Fortuna.
Estas mexidas não resultaram tanto em aumento da qualidade de jogo dos angolanos, em um dia de muitos falhanços em situações privilegiadas para marcar.
O nulo se manteve, também, por culpa do guarda-redes contrário que, pelo menos em quatro ocasiões, negou o golo a Zito Luvumbo, Gilberto e Mabululo, este duas vezes.
A estatística demontra uma Angola com 57 por cento de posse de bola contra 43 das Ilhas Maurícias, seguindo-se vantagem em outros itens como tentativas de golo (13-09), cantos (10-02) e ataques perigosos (76-50).
Resultado de outros jogos do grupo D: Eswatini-Cabo Verde (0-2) e Camarões-Líbila (1-1).
Após a disputa desta ronda, a Selecção Nacional figura na 4ª posição, com dois pontos. O primeiro lugar é ocupado pelos Camarões (4 pts), seguido pela Líbia (4) e Cabo Verde (4).
A Mauritânea é a 5ª colocada (01), enquanto o Eswatini o lanterna vermelha (00).MC