Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e Níger jogam o inédito na luta pelo CAN2025

     Desporto              
  • Luanda • Quinta, 10 Outubro de 2024 | 17h20
Angola defronta o Níger na condição de favorita
Angola defronta o Níger na condição de favorita
DR

Luanda – Angola e Níger defrontam-se pela primeira vez às 20 horas de sexta-feira, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, em partida da 3ª jornada do Grupo F de acesso ao Campeonato Africano de futebol (CAN2025), em Marrocos.

Trata-se de um desafio entre dois extremos. De um lado a selecção nacional, líder do Grupo, com seis pontos, e do outro o combinado nigerino, último classificado, com apenas um.

A trajectória de Angola nesta campanha, o posicionamento no Ranking da Confederação Africana de Futebol (CAF) e o seu histórico no futebol continental e mundial confere-lhe favoritismo.

Os liderados por Pedro Gonçalves obtiveram uma importante vitória de 1-0 ante o forte Ghana, em Kumasi, na 1.ª jornada, e voltaram a vencer o Sudão, por 2-1, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, na 2.ª ronda.

Presentemente na 17ª posição no Ranking da CAF, os angolanos procuram a 10ª participação em CANs, após as presenças em 1996 (África do Sul),1998 (Burkina Faso) e 2006 (Egipto).

Disputaram também as edições de 2008 (Ghana), 2010 (Angola), 2012 (Gabão e Guiné Equatorial), 2013 (África do Sul), 2019 (Egipto) e 2023 (Cote d’Ivoire).

Os líderes do Grupo F somam uma presença ímpar no Campeonato do Mundo, disputado na Alemanha, em 2006.

Já o Níger, lanterna vermelha, está aflito nas eliminatórias. Com apenas um ponto, consentiu derrota na casa do Sudão, por 0-1, e empatou a uma bola com o Ghana, em Marrocos, casa emprestada devido à interdição do seu estádio pela CAF.

Ocupando o 36º posto no ranking africano, os nigerinos perseguem apenas a terceira participação na maior cimeira do futebol continental, depois das presenças em 2012, Gabão e Guiné Equatorial, e 2013, na África do Sul.

Fora da corrida para o CAN, as duas selecções mediram forças duas vezes no historial, em 2008, para as qualificativas do Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul.

Em ambas as ocasiões, os Palancas Negras (selecção angolana) venceram na primeira “mão”, por 2-1, e na segunda, por 3-1, porém as duas falharam o apuramento para o evento.

Este encontro acontece particularmente numa fase de ascensão do futebol angolano iniciada com a qualificação para o Campeonato Africano de 2023, mas decorrido em Janeiro/Fevereiro deste ano, na Côte d`Ivoire.

Na prova, disputada em cinco cidades, Angola esteve enquadrada no grupo D, com sede em Bouaké, e terminou a fase inicial na liderança, com sete pontos, posição nunca antes alcançada em prova do género.

Será sobre este cenário de “ressurreição” que Angola recebe o Níger em seu estádio, o 11 de Novembro, e com o seu público com quem voltou a “casar-se”.

JAD/MC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+